"Reparte generosamente com os pobres; a sua justiça dura para sempre; seu poder será exaltado em honra" Salmos 112:9

Capelania Carcerária

Descrição do post.

Estude Capelania Brasil

2/24/20252 min read

A carceragem nunca foi lugar prazeroso ou almejado. Lugar de dores que preserva atrás de suas fortalezas os mais tórridos e destrutivos tipos de pensamentos e maquinações. Desejos de vingança, ressentimentos, desamparo, injustiças, enganos e traições, vergonha, fracasso e muitas outras concepções, são geradas nas prisões do mundo todo.

O Serviço de Capelania, como condutora do consolo que vem do Alto aos que sofrem, deve compartilhar o Amor de DEUS aos que jazem em prisões. A Bíblia nos revela isto nalgumas passagens e nos alerta para sermos compadecidos com os encarcerados.

A “tribo” dos detentos agrega pessoas de todos os níveis religiosos, étnicos, profissionais, sociais; no entanto, todos carecem cuidados espirituais e emocionais. De modo geral as prisões brasileiras não tem obtido êxito em regenerar seus internos, mas a igreja quando alcança esse público pode realizar profundas transformações em nome de DEUS.

No tempo ocioso dos prisioneiros uma de suas maiores leituras tem sido a Bíblia, portanto, oferecer-lhes um exemplar é fundamental. Eles precisam de vida espiritual, confessional, recuperar a autoestima e sobre tudo terem um encontro real com JESUS CRISTO, o Libertador.

As condições de carceragem, as desigualdades com outros detentos, a cessação da vida cotidiana, e o distanciamento da família e da sociedade contribuem para o desalento daqueles que estão pagando por seus erros.

Levar consolo, amizade e principalmente lembra-los que DEUS os ama incondicionalmente, são razões humanas e cristãs para o exercício da CAPELANIA CARCERÁRIA.

A CAPELANIA CARCERÁRIA leva ao encarcerado a Esperança que só há em CRISTO JESUS, motivando-o a ter disposição de servir a DEUS, ajudando outros que passam por problemas emocionais semelhantes e assim, separá-lo em santificação apesar do local onde se encontram.

Os problemas encontrados na sociedade não deveriam ser problemas para a igreja, pois, ela é o Porto Seguro para os que nela se refugiam. E sob sua proteção tem condições de capitanear ministérios dados a ela através do ESPÍRITO SANTO, para alcançar o encarcerado e fazer o seu papel regenerador em nome do MESTRE JESUS.

“Lembrai-vos dos presos, como se estivésseis presos com eles, e dos maltratados, como sendo-o vós mesmos também no corpo.” (Hebreus 13:3)

Fonte: Estude Capelania Brasil